A J. Alceu foi fundada em 1992, pelo Sr. José Alceu Demarchi, que trabalhava como representante comercial de três empresas fabricantes de equipamentos de gastronomia, visando atender lojistas do ramo em São Paulo—SP. Sua visão empresarial permitiu entender que as maiores dificuldades dos clientes não era adquirir equipamentos, mas as peças de manutenção e reposição dos equipamentos. E então, para atender as encomendas de seus clientes, investiu em constantes viagens para a cidade de Rio Claro, importante polo fabricante de máquinas para industrialização de carnes no interior paulista.

Com o grande volume de vendas, o Sr. José Alceu Demarchi decidiu criar um pequeno estoque das peças de maior giro, em São Paulo—SP. Até então, a empresa era denominada J. Alceu Demarchi e Representações Ltda.

O pujante crescimento nos negócios impulsionou a empresa a conquistar o Brasil todo, no qual das peças comercializadas são de pequeno volume e peso, garantindo assim o envio de produtos para clientes de norte a sul do país. Atualmente, a J. Alceu segue com a distribuição de peças em nível nacional, tendo como missão ser referência no segmento, e atender lojas e assistências técnicas com a máxima eficiência e profissionalismo.